domingo, 27 de março de 2011

DESPEDINDO-SE DE SÃO PAULO

O último dia na cidade de São Paulo foi mais para despedidas. Pela manhã iniciamos com a celebração eucarística. Para o momento do AGIR, contamos com a competente contribuição de Antonio Carlos Munhoz (TUCA), que nos apresentou as políticas públicas para as pessoas com deficiência. Logo após tivemos um testemunho de Carlinhos e família e Thais Ruafatto apresentando o projeto Diocesano de Catequese Inclusiva.

Foi realizado um trabalho em grupos com as questões:
Nacional – O que sugerem para criação de um banco de dados e biblioteca de materiais de catequese junto a pessoa com deficiência.

Regional – O que sugerem para melhorar a articulação entre os regionais
Diocesano – O que fazer para sensibilizar os presbíteros, as lideranças, as pastorais, os movimentos para a INCLUSÃO da pessoa com deficiência na Igreja e sociedade.

Encerrando os trabalhos do Seminário foi lida a Mensagem final.
A caminhada continua, o entusiasmo e a alegria foram à marca deste 5º Seminário de Catequese junto a Pessoa com Deficiência.
Nossos agradecimentos a todos que de uma forma ou de outra participaram,
A Dom Eugênio aos membros da Equipe Executiva e aos voluntários que colaboram para a realização deste evento.
A todos, solicitamos que não guardem em seus corações tudo que apreenderam nestes dois dias, mas que multipliquem e sejam os reprodutores desta boa notícia.

A os catequistas surdos, aos catequistas com alguma deficiência. Não desistam diante de falhas, erros e dificuldades.
Não tenham medo, afirmou o anjo ao anunciar à Maria o mistério da Encarnação.

O sim de Maria é para nós, exemplo e seguindo na caminhada.
Somos discípulos missionários, uma ação não vive a outra.
Se você é seguidor de Jesus, você anuncia esta alegria para outros.

Que bom, mais uma caminhada, mais um passo foram dados.


Encerrando as atividades do Seminário Dom Eugênio Rixen, bispo presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, deu a benção e nos incentivou a ir em frente naquilo que foi estudado com tanto fervor.

Estamos voltando as nossas Dioceses realmente abastecidos, renovados e reanimados, e voltamos na certeza de colocarmos em prática este trabalho de inclusão aos nossos irmãos com deficiência. Obrigado a todos que se fizeram presentes a este 5º Seminário Nacional de Catequese Junto a Pessoa com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário